Kefir é “bem viver”

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Kefir é uma bebida fermentada, com origem nas montanhas do Cáucaso, onde é consumido há milhares de anos, não só pelas suas propriedades nutritivas como também por tradicionalmente, se acredita que confere longevidade. É obtida através da submersão temporária dos “grãos de kefir” num substrato, como o leite, seja ele de origem bovina, caprina ou de ovelha, onde se dá a fermentação.

Também é conhecido com a designação de tíbios, flor de iogurte, cogumelos do iogurte, quefir, kefir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo kefir, deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Os “grãos de kefir” são uma colónia de microrganismos simbióticos, imersa numa matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias – lactobacilos e bifidobatérias – podendo conter leveduras. Contudo, a sua composição biológica, química e nutricional, varia conforme a origem e o modo de produção.

É considerado um alimento probiótico, com consistência cremosa e de sabor ligeiramente amargo, que resulta da fermentação do leite, mas tudo vai depender do tempo desta. É obtida pela adição dos “grãos de kefir” ao leite, que vão fermentá-lo, incorporando na sua constituição bactérias e leveduras benéficas, bem como outros nutrientes úteis à saúde.

É bastante rico nutricionalmente, quando comparado ao iogurte, uma vez que possui maior número de bactérias e leveduras, resultante do processo de fermentação, das quais se destacam: L. bulgaricus, S. thermophilus, L. acidophilus, L. casei, entre muitas outras, bifidobactérias e leveduras.

Existem vários estudos que indicam eu o kefir trás imensos benefícios para a saúde, o qual se destaca no equilíbrio da microbiota intestinal, na regulação da tensão arterial, na melhoria de doenças cardiovasculares e perda de peso.

Como cultivar o kefir:

Habitualmente, os “grãos de kefir” são doados e o transporte inadequado pode resultar em contaminações indevidas. A produção é caseira, colocando-se cerca de 2 colheres de sopa dos grãos num frasco esterilizado e seguidamente, cobrem-se com leite a temperatura ambiente (20-28’ C). Deverá tapar-se o frasco com um pano, de modo a que os grãos “respirem”. As bactérias começam-se a alimentar do açúcar do leite (fermentação). Se forem colocados no frigorifico, esse processo fica inativado, ficando as bactérias adormecidas, podendo resistir semanas ou meses. Também podem ser congelados e reativos após anos.

Ao receber os grãos, é importante verificar se a cor e a textura são semelhantes às apresentadas no momento em que foram enviados. Normalmente possuem um tamanho variável de 0,3 – 3 cm, com formato irregular, de cor branco-amarelado, e textura viscosa e firme.

Durante o processo de fermentação é normal que o grão cresça, uma vez que as bactérias estão-se a alimentar. Se eles continuarem miudinhos após uns dias, é sinal de que algo está errado.

Além das culturas do kefir de leite, também existe o kefir de água, na qual são adicionados açucares e/ou fruta para se obter a fermentação. Os grãos são formados por uma massa consistente e gelatinosa, de cor amarelo translucido e de formato irregular e tamanho variável.

Foto Dina Carção

 

Dina Carção, Nutricionista

Licenciei-me na Escola Superior de Saúde de Faro em 2015 e sou membro efetivo da ordem dos nutricionistas desde 2016.

Presto serviços para instituições geriátricas e de educação, assim como, colaboro com entidades de utilidade pública. Atuo na área da nutrição clínica, dando consultas dirigidas a utentes de várias faixas etárias e patologias. Noutra vertente, dou formação na área da alimentação saudável e também da gravidez, da amamentação e da alimentação do bebé até ao primeiro ano de vida. Recentemente, integro a equipa do projeto HOPE.

A minha atuação baseia-se no registo da alimentação saudável e acredito que a alimentação mediterrânica seja a base para um estilo de vida saudável.

 

2 pensamentos sobre “Kefir é “bem viver”

  1. Lendo os V. artigos de kefir e kombucha e, sendo “consumidor” de ambos, gostaria que 1 das V. Nutricionistas nos esclareça sobre as doses diárias recomendadas. No geral, o consumo de alimentos probióticos diariamente.
    Grato pela atenção

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    • Olá Vítor,

      Aqui deixamos a resposta da Dina Carção, Nutricionista e autora do artigo sobre o “Kefir é bem viver”. Esperamos que contribua para esclarecer as suas dúvidas.

      “Não existe uma quantidade ideal de consumo de kefir e kombucha. O consumidor deverá avaliar a sua tolerância e comportamento do seu organismo aquando o consumo de probióticos, sejam eles vindo do kefir ou da kombucha.

      É importante a toma de ambos, uma vez que são produtos diferentes, logo têm estirpes diferentes, e quanto maior o consumo de estirpes diferentes, maior é a colonização intestinal, que por sua vez, mais benefícios traz à saúde. Além disso, o consumo de ambos também trazem variados benefícios ao nosso organismo.

      Assim, se é uma pessoa saudável, a recomendação é iniciar com um consumo de doses pequenas e ir aumentando a quantidade dos mesmos gradualmente, até que o organismo de acostume, estado atento à sua tolerância. Sempre que houver efeitos indesejáveis (obstipação, diarreia, flatulência, distensão abdominal, má digestão), é importante reduzir as quantidades ou até mesmo parar.

      Cumprimentos,

      Dina Carção”

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